O Turismo Rural é um Investimento no Interior. O seu crescimento em pouco mais de três décadas foi exponencial, sendo neste momento um motor importante da economia portuguesa.

Conheça algumas das suas vantagens, que levam ao crescimento das zonas rurais.

Crescimento Económico das Comunidades Rurais

Ajuda a criar empregos e diversifica a economia regional, melhorando a qualidade de vida das famílias e inibindo o êxodo rural.

Desenvolvimento Sustentável

É peça fundamental para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Ao mesmo tempo que ajuda na conservação e preservação da fauna e flora local, incentiva a realização de atividades ao ar livre, numa experiência próxima com a natureza, biodiversidade e atividades rurais.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/11/pessoas-de-longo-alcance-caminhando-na-natureza_23-2149026832.jpg

Valorização dos Produtos e Serviços Locais

Tem um impacto positivo no comércio local, estimulando a produção e venda de produtos típicos da região, como artesanato ou gastronomia. Valoriza as práticas rurais, integrando o campo com a cidade, numa sinergia cultural.

Preservação da Cultura e Património

O interesse no Turismo Rural tem levado à restauração de edifícios abandonados, sendo uma importante fonte de incentivo à preservação da cultura e património, promovendo a valorização desses edifícios. Para além disto, impulsiona a preservação de tradições e costumes: artesanato, festas tradicionais, arquitetura ou outras práticas culturais.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/11/vila-catala-rupit-catalunha_1398-3105-654cd5a148792.jpg

Desenvolvimento de Infraestruturas e Serviços

Desenvolvimento de novas infraestruturas e serviços em zonas rurais, com impacto positivo na qualidade de vida das populações residentes.