Investir na remodelação de imóveis nos centros históricos pode ser muito vantajoso. A reabilitação de edifícios é extremamente importante para se promover a valorização e dignificação dos edifícios que são exemplos de excelência.

Saiba as razões pelas quais pode ter vantagens em comprar um imóvel e reabilitá-lo.

Pontos de Incontornável Interesse // Beleza e História

Atualmente, o retorno aos centros históricos é uma realidade. Pontos de incontornável interesse, de beleza e história singulares, estes locais citadinos são ideais para morar ou investir. Os projetos de remodelação de edifícios nestes locais tem demonstrado como o antigo pode ganhar uma nova vida. Mantendo as fachadas antigas, estes imóveis podem tornar-se palácios modernos no seu interior. Esta solução dá uma nova vida aos centros históricos desabitados das cidades, disponibilizando apartamentos modernos em prédios reconstruídos.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/10/Img_6.jpg

Programas de Apoio à Remodelação de Imóveis em Centros Históricos

Na atualidade existem vários programas destinados à reabilitação de imóveis. O IFRRU 2020 visa a reabilitação urbana, mediante candidatura, para pessoas singulares ou empresas, em edifícios com mais de 3 décadas e em localizações como os centros históricos.

Além disso, para programas de reabilitação de espaços com a finalidade de arrendamento existem financiamentos até 50% com empréstimos de longo prazo.

Benefícios Fiscais

Existem vários benefícios fiscais que apoiam o investimento na reabilitação de casas nos centros históricos.

Alguns benefícios fiscais são: isenção no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que pode ir de 3 a 5 anos; a isenção no Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e redução para 6% na taxa de IVA.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/10/Img_4.jpg

Revitalização do Setor da Construção

A reabilitação tem sido um motor fundamental de revitalização do setor da construção.

A saturação de construção nos grandes centros urbanos, levou a que a reabilitação de imóveis se acentuasse. Os objetivos para reabilitar um edifício são vários:

  • Valorização de certas áreas ou locais ao aumento do interesse comercial.

  •  Conservação e preservação do património.

  • Procura por parte de possíveis consumidores.

A reabilitação de edifícios tem-se destacado perante as construções novas, pelo que são vários os desafios e as oportunidades para as empresas deste setor.

A reabilitação de edifícios é aliada da sustentabilidade na construção, dado que a emissão de CO₂ que a demolição integral de um imóvel produz, bem como a sua posterior reconstrução são superiores à intervenção de reabilitação.

Perante isto, prevê-se que a reabilitação no setor da construção tenha, cada vez mais, uma maior relevância para as populações, para a economia e para a sustentabilidade do planeta.

Conservação e Preservação do Património

A reabilitação tem a valorização de emblemáticas construções arquitetónicas e a preservação histórica da cidade, como principais motivações. Dar uma nova vida a um património arquitetónico, é trazer a história para o momento presente, explorando o que de melhor o património tem para nos oferecer.