O Leilão Solidário de um bacalhau e de uma garrafa de azeite decorre até 15 de janeiro de 2025, aqui. Como resultado, os fundos angariados irão contribuir para apoiar uma família, já selecionada, que ficou desalojada nos incêndios de Aveiro.
A iniciativa, organizada pela LEILOSOC®, é realizada em parceria com 2 entidades de referência. Assim, na indústria do bacalhau, a marca Sr. Bacalhau, e na indústria olivícola, a Ourogal.
Os produtos leiloados destacam-se pela sua qualidade e exclusividade, conforme poderá ser verificado nas páginas do leilão solidário. Inclusive, trata-se de um dos maiores “Sr. Bacalhau” da safra de 2024, com cerca de 8kg. O peixe foi escalado com cabeça na Noruega e pode ser licitado aqui. Para complementar os pratos desta iguaria, será possível licitar aqui numa garrafa magnum (1500ml) de azeite Ourogal Centenarium.
O Bacalhau
O “Sr. Bacalhau” é uma marca da região de Aveiro, da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão. O seu bacalhau é preparado desde a captura, que ocorre entre fevereiro e abril, até ao Natal. Desse modo, está garantida a disponibilidade para responder à procura sazonal. Na Noruega, a empresa recorre uma estratégia pioneira de verticalização na fileira do bacalhau. De acordo com a empresa, o “Sr. Bacalhau” possui duas fábricas nesse país, iniciando assim a fase do processo produtivo.
O Azeite
O Ourogal Centenarium é um azeite, da variedade Galega, com elevada complexidade aromática, destacando notas de maçã e amêndoas verdes. Com efeito, o seu sabor é persistente ao longo do tempo, é robusto, mas elegante. A primeira extração é feita a frio (máximo 4 horas) e o azeite tem uma acidez máxima de 0,3%.
Este azeite, produzido com azeitonas de olivais com mais de 400 anos, é reconhecido pelos melhores chefes e concursos do mundo. Entre eles destacam-se a AVPA-Product Gourmet (Paris), Mezquita (Córdoba) e Mario Solinas (Madrid). A cuidadosa seleção de azeitonas é feita com recurso a colheita tradicional, à mão. Posteriormente, o fruto da oliveira é transformado em azeite, que corre naturalmente para depósitos de aço inoxidável. Portanto, este método garante a estabilidade química e organolética deste néctar.
Este azeite é produzido com azeitonas de olivais com mais de 400 anos
Pequenos Gestos, Grandes Apoios!
Em suma, os fundos angariados revertem integralmente para apoiar uma família, já selecionada, que ficou desalojada nos incêndios de Aveiro.
Os incêndios que afetaram o distrito de Aveiro em setembro de 2024 causaram um prejuízo de 30 milhões de euros. Atualmente, sabe-se que são cerca de 8.800 hectares de floresta ardida. Os fogos, que tiveram consequências para inúmeras famílias, provocaram danos em habitações no valor total de 8,9 milhões de euros.
Além disso, uma grande fatia das perdas está relacionada com os prejuízos sofridos pelas infraestruturas municipais e na agricultura. As atividades económicas (turismo, indústria, comércio e serviços) também foram fortemente impactadas.
Não perca as nossas oportunidades de negócio! Subscreva a nossa newsletter em Leilosoc.com.
Artigo de Cloe Mattos by LEILOSOC® datado de 13 de janeiro de 2025