O que é a Indústria Extrativa?

A Indústria extrativa é aquela que extrai da natureza recursos e matérias-primas, sem alterar as suas propriedades, incluindo as atividades de extração de minerais em estado natural: sólidos (carvão e outros minérios), líquidos (petróleo cru) e gasosos (gás natural), podendo realizar-se em minas subterrâneas, a céu aberto ou em poços e ainda atividades complementares associadas à extração, realizadas principalmente para melhorar a qualidade do produto e facilitar a comercialização, como a trituração, classificação, concentração, pulverização, flotação, liquefação de gás natural.

A força de trabalho da indústria extrativa é investida na captação de matérias-primas que serão transformadas e manufaturadas. A matéria-prima extraída segue para as indústrias de transformação.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/08/Foto-1Industria-Extrativa.jpg

Indústria Extrativa em Portugal

O setor dos recursos minerais em Portugal tem, nos últimos anos assumido um papel preponderante no desempenho da economia nacional, tendo alcançado mil milhões de euros em exportações. No caso da pedra natural específico tem-se vindo a construir um notável posicionamento internacional, que permite à nossa indústria competir ombro-a-ombro com os principais players mundiais.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/08/Foto-3_Industria-Extrativa_Post_FB_AGO2023.jpg

Indústria Extrativa e a Responsabilidade Sustentável

Sendo um setor económico dependente de recursos minerais como matéria-prima, existe uma grande responsabilidade ao encarar os desafios do presente e o dever de combater por uma indústria mais ecoeficiente e mais comprometida com a sociedade e com o território.

A necessidade de recuperar, requalificar e compensar o território no seguimento da extração são processos que estão hoje presentes na atividade. As opções que são tomadas pelos detentores dos recursos minerais, assim como as técnicas e os processos adotados na extração e transformação destas matérias-primas primam pela valorização do recurso com práticas que assentam em medidas de planeamento integrado das explorações num contexto de ecoeficiência e de responsabilidade social, conscientes que é um recurso finito não renovável.

A Assimagra, associação representante da indústria dos recursos minerais em Portugal, tem atuado ao longo dos últimos 10 anos junto do universo das suas 230 empresas associadas na procura de soluções para a mudança de paradigma no que respeita à sustentabilidade da indústria extrativa.

https://wps-auctions.devscope.net/leilosoc-wp/2023/08/Foto-4_Industria-Extrativa_Post_FB_AGO2023.jpg

Existem já exemplos de sucesso que asseguram pontos de equilíbrio de gestão do território, compatibilizando realidades, à partida, contraditórias. É o caso de mais de 100 pedreiras localizadas no Parque Natural das Serras d´Aire e Candeeiros, onde os desígnios da gestão do território permitiram que o setor se organizasse numa parceria robusta, unindo o setor extrativo aos Municípios abrangidos que acompanham as metodologias utilizadas e os trabalhos com impacto no património geológico, geomorfológico e paisagístico. Na região dos mármores do Alentejo tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de articulação entre todos os intervenientes no território para a resolução dos constrangimentos resultantes da atual organização das pedreiras.

O objetivo é repensar a projeção futura da exploração dos mármores e soluções de reabilitação dos espaços, atendendo sempre a fatores relacionados com a exploração racional do recurso com enfoque na segurança, recuperação paisagística e gestão de resíduos.

Oportunidade no Setor da Indústria Extrativa em Leilão Eletrónico até 28 de setembro!